sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

As leituras das vizinhas

Há perto de trinta anos descobri, envergonhado, que as minhas vizinhas liam Vergílio Ferreira. Envergonhado por mim, que ignorava o que escrevia Vergílio Ferreira e pensava que no bairro as senhoras só liam romances cor-de-rosa. Havia um livro esquecido numa mesinha, julgo que o Em Nome da Terra, ou talvez o Para Sempre, e enquanto me pus a folheá-lo, intrigado com a presença daquele objecto naquela casa, entrei num estado de espanto e êxtase que só terminou meses mais tarde, depois de ter aviado mais ou menos de enfiada aquele par e Até ao Fim, Uma Esplanada Sobre o Mar, Na Tua Face, Cartas a Sandra, uns contos do autor e, já esmorecendo, Aparição.

Hoje descubro, desolado, que as minhas vizinhas lêem muito José Rodrigues dos Santos — e romances cor-de-rosa. Temo que já não leiam nada que se pareça com Vergílio Ferreira.

Não é o envelhecimento delas, suspeito, mas uma consequência e metáfora dos tempos.



2 comentários:

  1. Ou livros de auto-ajuda...metade das livrarias estão cheias deles mas um terço de culinária...pergunto-me: será que as pessoas precisam assim tanto de ajuda e cozinham tanto? Ou será que alguém lhes fez crer que sim? Do mesmo modo que mudam a altura das calças, das saias, a forma das mangas, etc...para que sintamos que o que temos no armário não pode ser usado naquele ano?
    ~CC~

    ResponderEliminar