quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A grande farra niilista

Hoje escreveria sobre as praxes. Sobre como a melhor das idades se dedica à sua grande farra egoísta enquanto o país dá os primeiros passos para a tristeza. O país paroquial e cinzento de há trinta anos prepara-se para regressar e a melhor das idades vive a sua tradição mediocrizante como se nada mais houvesse no mundo.
Já desconfiávamos que não podíamos contar muito com a gente nas casa dos vinte para a construção de um espírito nacional exigente, culto, aberto, democrático, contemporâneo, cosmopolita, generoso. O maior orgulho e o maior empenho do grosso das últimas gerações universitárias foi votado à praxe, às tradições académicas, à imbecilização — teríamos de ser demasiado cândidos para contar com aquela juventude. Agora temos a certeza. Agora temos a certeza de que se algumas das conquistas recentes — que eram em grande parte para serem vividas pela gente de vinte anos — sobreviver será apesar daquela juventude. A grande e permanente farra universitária continuará, e nem é como se fosse a «última farra» — haveria algo de respeitável no gesto tresloucado de festejar pela última vez enquanto o mundo implode. É apenas a continuação, o arrastar de uma rotina niilista de cinco anos que em grande medida interrompe o pensamento, a curiosidade, a dignidade — quando devia estar exactamente a expandir estas qualidades.
Hoje escreveria sobre isto e o mais que há a dizer sobre as praxes e a vida «académica», mas o Rui Bebiano e o Daniel Oliveira fizeram-no muito bem aqui e aqui. Leiam, por favor. Uma parte da pátria agradece a vossa curiosidade.